topo
Sustentabilidade do concreto

Nos últimos anos, a consciência da sociedade sobre o meio ambiente tem atribuído importância cada vez maior aos materiais de construção e seu impacto no meio. Decisões em favor de produtos e de sistemas construtivos são influenciadas por aspectos técnicos, econômicos e também ecológicos.
O concreto vem demonstrando excelente adequação para atingir esse compromisso de equilíbrio por meio de suas matérias-primas, processos de produção e impactos na infraestrutura e ambiente construído. Efetivamente, o concreto não gera emissões, não requer conservantes tóxicos e apresenta uma inerente resistência ao fogo, consumindo menos energia na sua produção em comparação com a maioria dos demais insumos de construção.
Material indispensável à sociedade, o concreto teve um consumo mundial, em 2006, entre 21 e 31 bilhões de toneladas (fonte: WBCSD), números que o colocam como segundo material mais consumido no mundo. No Brasil, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (ABESC), foram consumidos cerca de 30 milhões de metros cúbicos de concreto, somente no segmento de concreto dosado em central.

Fonte: ABCP